Duplicata eletrônica: quais os benefícios para empresas?
Duplicata digital, ou duplicata eletrônica, é a comprovação de uma operação financeira. A emissão dessa certificação como título de crédito é a comprovação da venda ou prestação de serviço, que pode ser de uma empresa a outra, ou de uma empresa a uma pessoa.
Como a duplicata funciona?
Nesse documento constam muitas informações relativas às responsabilidades do comprador em arcar com o valor apresentado na fatura, dentro do prazo estabelecido.
A duplicata eletrônica inclui o valor do pagamento que deve ser feito, assim como a data de vencimento. Ela serve também como comprovante da transação e de compromisso com o pagamento.
Quais as vantagens de uma duplicata eletrônica?
A utilização de duplicatas eletrônicas agilizar trâmites e aumentaria ainda a confiabilidade do registro das duplicatas, aumentando a transparência do sistema de garantias. Além de:
- possibilidade de antecipação de recebíveis;
- permitir que as operações sejam mais simples, ágeis e 100% virtuais;
- melhora do fluxo de caixa;
- acesso a taxas de juros mais baixas;
- acesso ao crédito facilitado, principalmente para as pequenas e médias empresas (PMEs);
- solução eficaz para evitar a inadimplências.
Como funciona a duplicata digital?
Credenciamento – a pessoa jurídica deve realizar um cadastro na base de dados, e fornecer uma série de informações e também enviar a documentação para a análise de crédito.
Upload de notas fiscais – após selecionar quais são as notas fiscais, ou duplicatas, que terão seus valores antecipados, é necessário digitalizar e compartilhar esses documentos.
Análise e validação de dados – nesse momento é realizada a busca de condições no mercado para a antecipação de recebíveis. Em seguida, a empresa recebe uma proposta comercial já com a indicação das taxas de juros, valor líquido a ser recebido e os termos para aprovação.
Emissão de contrato digital – após a análise das condições apresentadas é emitido e enviado um contrato digital, que deve ser assinado pela empresa.
Disponibilização do valor – depois desse processo o valor é disponibilizado com a dedução das respectivas taxas de juros.
Após o primeiro cadastro, o processo fica bem mais simples, será necessário só o cadastro das duplicatas que ainda devem ser descontadas. No geral, é um procedimento com poucas burocracias e com boas condições.
Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Para saber sobre assuntos relacionados a este acesse nosso Blog clicando aqui. Veja também como funciona o capital de giro e entenda a sua importância para o crescimento da empresa.
Planejamento financeiro para empresas
Você já possui um bom planejamento financeiro? É necessário saber exatamente como, quando e onde investir seu dinheiro. Pensando nisso, nós fizemos um material para auxiliar você com essa tarefa. Clique aqui e baixe gratuitamente.
Não há comentários no momento.