Clientes inadimplentes: 5 passos para resolver esse problema
Cliente inadimplente é um dos transtornos mais desafiadores na gestão de uma empresa. Como arcar com as despesas se não tem dinheiro entrando? Muitas vezes os gestores se veem obrigados a adotar planos de contingência para conter gastos.
Por isso a cobrança de débitos, apesar de ser essencial, é sempre vista como uma tarefa difícil e delicada. Há uma linha tênue entre exigir o pagamento, que é um direito assegurado por lei, e talvez colocar em risco o relacionamento com o cliente.
Para ajudar você a lidar com esse assunto tão complexo, continue lendo o material e aprenda em 4 passos como cobrar clientes inadimplentes e conseguir resolver esse problema.
1. Estabeleça um relacionamento
É importante que seu cliente saiba da situação perante a sua empresa. Compartilhar esses dados deve ser uma prática corriqueira e ajuda a estreitar as relações.
Uma boa alternativa é usar e-mail ou SMS para lembrá-lo do próximo vencimento ou quando tiver débitos pendentes de cliente inadimplente. Use as ferramentas com cautela para não abarrotar a caixa de entrada com tantos lembretes. Isso pode causar o efeito reverso e afetar o relacionamento dele com a sua empresa.
2. Capacite sua equipe
Ter uma equipe bem preparada é essencial. É esse o diferencial que vai potencializar sua estratégia de cobrança para resultados mais eficazes. Fique por dentro da legislação vigente e das leis que protegem o consumidor.
É ilegal constrangê-lo, por isso, valorize o diálogo e priorize o lado humano. Uma abordagem feita de maneira respeitosa e amigável tem mais chances de ser bem sucedida.
3. Use uma abordagem impessoal
Ser cobrado já é motivo suficiente para se sentir constrangido, então seja cuidadoso na sua abordagem. O meio mais indicado para o contato inicial é notificá-lo por e-mail.
Com uma abordagem impessoal, ele fica mais à vontade para se posicionar e responder da melhor maneira. Em muitos casos o pagamento não foi feito por descuido.
4. Esteja aberto à negociação
Sua estratégia está sendo bem-sucedida se, ao executar os passos anteriores, o seu cliente procurar sua empresa para negociar a dívida.
Coloque-se à disposição para ajudá-lo propondo um diálogo franco. Além disso, é bom procurar saber as razões do atraso no pagamento e entender o lado do cliente. Essas são boas práticas que, ao serem adotadas junto ao cliente, ajudam a encontrar maneiras de negociar o débito.
Ao adotar essa postura, viabilizando o fim da dívida levando em consideração a rotina dele, é possível criar empatia e compreensão mútua.
Ter alternativas de parcelamento, descontos ou outras negociações que sejam interessantes irão despertar a atenção dele e levá-lo até você para sanar a dívida o quanto antes.
5. Conheça seus clientes
Finalmente, valorize as análises de crédito e mantenha um registro atualizado dos seus compradores. Não abra mão dessas informações, pois elas são determinantes no momento de conceder crédito.
Elas ajudam você a ter uma visão clara dos perfis mais problemáticos, com a vantagem de prevenir o risco de inadimplência.
Você viu até aqui cinco passos que ajudam a lidar com a cobrança de um cliente inadimplente. Dominar essa tarefa é essencial para manter um bom relacionamento com eles e garantir a vida útil da sua empresa.
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