Fidere Soluções Financeiras - Melhorar a análise de crédito da empresa
5 Dicas de como melhorar a análise de crédito da empresa

5 Dicas de como melhorar a análise de crédito da empresa

Análise de crédito

Mas, então, como melhorar a análise de crédito da empresa? Por meio das 5 dicas que vamos apresentar a seguir, você conseguirá refinar os critérios e minimizar as chances de problemas posteriores.

1. Defina uma política de crédito

Em primeiro lugar, é de extrema importância criar uma política de crédito que esteja em consonância com o perfil da empresa. Não é possível, por exemplo, conceder grandes linhas de crédito se o negócio é pequeno.

Deve-se lembrar que a concessão de crédito impacta na entrada de recursos e, por isso, é necessário dar crédito de acordo com o porte do negócio, a fim de minimizar os prejuízos.

Cada empresa precisa ter a sua política de crédito, adequada ao seu perfil e ao padrão de consumo do público.

2. Estabeleça um limite

Como falamos acima, o estabelecimento de um limite para a concessão de crédito é fundamental para não “quebrar” a empresa. Afinal, a entrada de recursos se dá por meio da venda de produtos ou serviços.

A concessão de crédito, realizada de acordo com o perfil e histórico do cliente, é efetuada a fim de minimizar os riscos de inadimplência, de forma a não comprometer o fluxo de caixa da empresa .

Outro ponto relacionado com estabelecimento de limite é: deve-se analisar o limite de crédito caso a caso. Por exemplo, uma empresa que tenha rendimento mensal de R$ 10 mil não poderá ter o mesmo crédito de uma que tenha lucros mensais de R$ 500 mil. Deve-se pensar num limite caso a caso, estabelecendo valores proporcionais à capacidade de pagamento de cada negócio.

3. Monitore e controle as regras

Provavelmente a primeira política de crédito que você realizar precisará de ajuste ao longo do tempo. Isso porque, segundo o desempenho do negócio, o perfil da empresa e diversas outras mudanças, podem se tornar necessárias modificações posteriores.

Portanto, é importante avaliar a eficácia da política de crédito, a fim de atestar se ela de fato está reduzindo os índices de inadimplência e permitindo a manutenção da rentabilidade da organização.

Avalie, portanto, os pontos fortes e fracos ao longo do tempo, adequando aquilo que não estiver dando certo e reforçando o que for bem-sucedido e, também, otimizando de acordo com o cenário atual.

4. Use um software de controle

Quando a análise é realizada de forma manual, podem ocorrer erros de julgamento, concedendo maior crédito a quem não deveria ter essa facilidade. Ao automatizar o processo por meio do uso de softwares de análise de crédito, é mais fácil evitar este tipo de erro.

Além disso, há uma padronização do processo de análise, já que os algoritmos serão os mesmos, independentemente da pessoa que o opere. E, também, agiliza os processos de análise, já que por meio de um clique a avaliação é realizada, diminuindo os processos burocráticos.

Outros benefícios da automação são:

  • direcionamento do foco da equipe para outras funções analíticas;
  • otimização do uso das informações de diversas bases de dados;
  • integração das informações do software com os demais setores (vendas, financeiro, contábil, entre outros)

5. Conheça o perfil do cliente

Para conhecer o perfil do seu cliente, é importante analisar dados de diversas fontes. Assim, por meio dessas características (como histórico de vendas, se é um bom pagador, se tende a realizar compras de valores semelhantes ao da que será realizada em sua empresa) poderá precisar mais facilmente se ele é um bom pagador ou não.

Afinal, não é apenas por ter o nome limpo ou determinada rentabilidade que a pessoa terá condições de arcar com o pagamento da dívida.

Estão entre os pontos que devem ser analisados:

  • bancos de dados públicos;
  • scoring de crédito;
  • registros financeiros, entre outros.

A importância de definir uma política de crédito

A partir de tudo que citamos anteriormente, pode-se perceber a importância de criar uma política de crédito para refinar a análise a ser realizada.

É por meio dela que se estabelece os parâmetros que serão utilizados na análise, seguindo o perfil da empresa. Assim, não se extrapola o limite a ser oferecido para os clientes e garante-se a rentabilidade do negócio.

A análise de crédito é um processo burocrático, mas fundamental para diminuir os índices de inadimplência. Porém, é importante providenciar o máximo de práticas para facilitá-la. Seguindo as dicas deste post você, com certeza, vai conseguir melhorar a análise de crédito na empresa.

Veja nossa plataforma de simulação!

Fale conosco agora

Compartilhe este post

Não há comentários no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar.

Shopping Cart
Open chat
1
Olá,
Podemos ajudar você, fale com um consultor.
Powered by