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Como fazer uma operação amigável de cobrança de clientes inadimplentes?

Como fazer uma operação amigável de cobrança de clientes inadimplentes?

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Como fazer uma operação amigável de cobrança de clientes inadimplentes?

Quanto mais baixo for o nível de inadimplência na sua empresa, melhor para o seu caixa. Você já deve saber disso. Ainda assim, boa parte dos negócios sofre com esse problema.

Isso acontece porque um título liquidado libera mais limite de crédito ao cliente. Assim, fica mais fácil gerar novos negócios. Mais que isso, o débito vencido leva à incidência de encargos, como juros diários e multa. Para uma pessoa com dificuldade financeira, todo valor extra torna mais difícil a quitação dos valores.

Essa é a base da operação de cobrança de clientes inadimplentes. Também é uma maneira de seguir as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece que “o inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Considerando essas prerrogativas, a cobrança amigável e ágil deve ser implementada a partir de ações específicas. Elas são, principalmente, as seguintes:

  • Comece a cobrança quanto antes. Quanto menos dias vencidos, mais amigável é o processo de negociação;
  • Faça um contato telefônico no primeiro dia apenas para identificar o motivo do atraso. Pode ser uma dificuldade financeira, o esquecimento da fatura em aberto ou a necessidade de prorrogação do prazo. Geralmente, o procedimento se encerra aqui, com o cliente informando que vai quitar o boleto no mesmo dia ou em até 5 dias;
  • Encaminhe um e-mail ou uma mensagem pelo WhatsApp, se a cobrança por telefone for ineficiente. Nesse momento, todos os esforços devem ser empregados para incentivar o cliente a fazer a quitação do débito em aberto;
  • Faça argumentações mais pesadas, se nada der certo. Aqui, estão incluídos os órgãos de proteção ao crédito, os protestos em cartório e até os processos jurídicos, a depender da quantidade de dias em atraso. Entre as notificações passíveis de serem encaminhadas e realizadas estão a medida de arresto, a inclusão no polo passivo e a execução judicial.

Você ainda pode negociar um parcelamento, se o cliente não reembolsar o valor vencido. Ainda assim, é melhor receber o pagamento à vista, em um primeiro momento. Por isso, a alternativa é válida quando o prazo de vencimento tiver ultrapassado 60 dias.

Caso o consumidor reaja mal à abordagem, é importante amenizar a situação. Informe que o contato serve para verificar uma posição de pagamento, já que existe a preocupação com a geração de encargos financeiros.

O objetivo é suavizar a operação com clientes inadimplentes e convencê-los de que o seu propósito é auxiliar. Desse modo, a cobrança permanece amigável.

Quais erros devem ser evitados na hora de cobrar clientes inadimplentes?

A operação de cobrança sempre é um momento delicado. A linha entre exigir o direito da sua empresa e cumprir o que está no CDC é tênue. Por isso, é normal ver pessoas constrangidas pelas empresas.

Existe até um ranking de reclamações para isso. Os dados mostram que, entre 2017 e 2019, o aumento no número de queixas contra ligações abusivas foi de 65%. Essas chamadas são as de cobrança realizadas para pessoas erradas. Esse é o primeiro erro.

Falar sobre a dívida com uma pessoa que não seja a correta leva a constrangimento e pode fazer sua empresa ser multada, de acordo com o CDC. Por isso, é preciso garantir que o número de telefone no cadastro está correto.

Mais que isso, não se deve ligar e falar com quem atenda a chamada, mesmo que seja um parente próximo do inadimplente, como pai, mãe, cônjuge ou filho. Essa atitude pode levar a um processo por danos morais.

O segundo erro é incluir uma dívida já liquidada no órgão de proteção ao cliente e negativar o nome do consumidor. Novamente, essa falha leva a processos judiciais. Da mesma forma, é preciso cuidar para nunca deixar o protesto ativo após o pagamento do débito em aberto. Novamente, há prejuízo por danos morais.

Além disso, deixe de liberar crédito se o cliente estiver com uma condição financeira ruim. É bem provável que ele continue atrasando os pagamentos. Por fim, é fundamental ter uma equipe dedicada para realizar a operação de cobrança de consumidores inadimplentes.

Os profissionais se tornam especialistas, utilizam argumentos e têm conhecimentos jurídicos sobre formas de cobrança e negociação.

Assim, evita-se que um time faça o processo de modo inadequado.

– Veja também: Você sabe qual é a taxa de inadimplência aceitável em um negócio?

Como a Fidere Soluções Financeiras pode auxilia sua empresa na operação de clientes inadimplentes

A Fidere oferece capital de giro com agilidade e taxas atrativas. Para isso, trabalha com a antecipação de recebíveis. Em outras palavras, você vende os títulos a prazo da sua empresa e recebe o pagamento deles à vista, com o desconto de um fator. O dinheiro é recebido no mesmo dia, de forma rápida e segura.

Assim, a Fidere auxilia no crescimento dos negócios por oferecer um processo sem burocracia e em ambiente colaborativo. Com ela, você consegue o dinheiro de que precisa com flexibilidade e sem se endividar.

Outro benefício são os grandes limites oferecidos. Como eles são maiores do que a média do mercado, você consegue o valor necessário para financiar suas operações. Como resultado, sua empresa se torna o cliente direto, ou seja, o cedente da Fidere.

Porém, o que acontece se o sacado, isto é, o cliente da sua empresa, ficar inadimplente e o título tiver sido negociado com a Fidere? A equipe vai entrar em contato e fazer a operação de cobrança, de acordo com as boas práticas apresentadas neste post.

É importante lembrar que o processo é apenas para os títulos adquiridos na cessão de crédito. Portanto, não há cobrança de duplicatas vencidas dos clientes. Em resumo, o objetivo é garantir uma relação de ganha-ganha, em que o seu cliente paga a dívida e sua empresa fortalece o relacionamento com a Fidere.

Com todas essas informações, ficou mais fácil entender como funciona a operação de clientes inadimplentes, certo? Agora é só colocar essas dicas em prática e ver o retorno para o seu negócio. Melhor do que isso é contar com uma empresa especializada para garantir fluxo de caixa e aprimorar seu processo de cobrança, quando necessário.

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