Dificuldades financeiras na sua empresa? Saiba como reverter
Quando a palavra crise entra no vocabulário empresarial os sinônimos logo começam a aparecer: demissões, corte de gastos, redução das bonificações, vendas de imóveis e até mesmo falência.
Como enfrentar dificuldades financeiras é uma realidade que aterrissa cada vez mais na vida dos empreendedores brasileiros, é preciso adotar medidas que contribuam com uma reversão neste temido quadro.
Afinal, apesar de o momento ser marcado por tensões e muitas preocupações, as empresas que conseguem se levantar ficam bem mais fortalecidas e com uma vasta experiência para se firmar no mercado financeiro.
Por isso, elaboramos este post com algumas dicas que farão a diferença neste mar de turbulências. Venha conosco e navegue em águas mais calmas!
REALIZE UM ESTUDO HOLÍSTICO SOBRE A EMPRESA
O primeiro passo para vencer uma crise financeira é entender as causas do problema em todos os setores da sua empresa. Para isso, nada melhor do que a realização de um estudo global referente à operação do negócio.
Objetivando a saída do vermelho, reestruture a gestão financeira, entendendo onde estão as raízes dos deficit. Neste momento, o auxílio de uma consultoria pode ser eficaz, principalmente para apontar pontos que podem ser cortados dos gastos.
Crie uma planilha bem detalhada e organizada com todas as informações do negócio, identificando onde estão sendo direcionados valores altos assim como dados sobre as vendas. A meta é buscar o controle orçamentário.
ANALISE O QUE PODE SER CORTADO
Diante dos custos fixos da sua empresa, como aluguel, contador, matérias-primas, internet, contas de água e energia, funcionários, entre outros, veja o que pode ser reduzido por meio da mudança de prestadores de serviços ou fornecedores e também renegociado.
A dica é ir em busca do melhor custo-benefício que esteja sintonizado com a sua realidade orçamentária, sem afetar drasticamente as contas mensais. Faça mais orçamentos, pesquise com rigidez, sempre com os pés no chão e negocie os contratos. Quanto mais custos forem eliminados, melhor.
ACOMPANHE O FLUXO DE CAIXA
Sabendo-se que se trata do principal setor de uma empresa, o devido acompanhamento do fluxo de caixa deve ser uma premissa em sua corporação.
Afinal, muitas dificuldades financeiras começam quando as saídas de dinheiro superam as entradas, ou seja, é preciso equilibrar as contas. Faça a manutenção priorizando as contas mais urgentes, buscando novos prazos nos financiamentos e parcelando o que for possível.
Ao manter o foco nesta área, certamente a sua empresa começará a respirar melhor, principalmente por meio de estratégias que eliminem dívidas e saldos negativos.
RENEGOCIE DÍVIDAS
Após colocar na ponta do lápis todas as suas pendências, é hora de ir atrás das soluções cabíveis no momento. Busque renegociar as dívidas e prive pela prorrogação dos prazos, mesmo que para isso seja necessária uma entrada para facilitar o parcelamento.
Converse com os seus fornecedores, explicando a situação e se comprometendo a honrar com os seus compromissos. No caso das parcelas que tenham juros mais altos, faça de tudo para quitá-las, estabelecendo as prioridades até que a situação melhore.
Uma orientação que também é muito útil está ligada com a venda de imóveis desocupados. Infelizmente, desfazer de um bem pode ser o princípio da saída do rombo financeiro. Elabore ainda um plano estratégico de recuperação, inserindo metas e meios para solucionar as pendências.
FAÇA ANTECIPAÇÃO DE CRÉDITO COM EMPRESA ESPECIALIZADA
Como os bancos e o governo federal estão dificultando a obtenção de créditos, vale a pena buscar investimentos no mercado por meio de empresas especializadas em superar dificuldades financeiras de empreendedores.
São meios menos burocráticos, rápidos e com contratos simples, de olho na recuperação da sua empresa, inclusive por meio de plataformas que agilizam o fechamento de um negócio. Veja nossa plataforma de simulação!
Ou seja, não espere o pior acontecer com a sua empresa, tendo em vista que sempre haverá uma luz no fim do túnel, mesmo que o caminho seja bem longo e recheado de dificuldades!
E você, gostaria de realizar uma antecipação de crédito sem adquirir empréstimo? Então entre em contato com a gente e conheça nosso serviço!
Veja nossa plataforma de simulação!
Não há comentários no momento.