fbpx
5 Sinais de que sua empresa precisa de controle financeiro

5 Sinais de que sua empresa precisa de controle financeiro

Controle financeiro

Você conhece o lucro da empresa? Sabe o quanto fatura e quanto gasta?

Controle Financeiro – Não saber o quanto e onde gasta, pode levar a empresa a falência muito rapidamente por conta de gastos excessivos não controlados. Do mesmo modo não conhecer o que ganha, jamais deixará tranquilo qualquer sócio ou gerente financeiro.  Nestes casos a solução é iniciar a anotação de todos os valores de entradas e saídas, seja no papel, planilha ou software.

Mas e quanto ao lucro? Não conhecer o lucro da empresa, é como dar tiro no escuro, e como tempo é dinheiro, e no mundo moderno não temos mais tempo a perder, o conhecimento do lucro é essencial para definição dos rumos da empresa. Esteja certo que além de estar anotando todas as movimentações, esteja usando uma ferramenta prática, onde se possa facilmente visualizar as margens de contribuição, impostos, custos e despesas e se tenha uma boa visualização do lucro através de um DRE.

Na sua empresa as contas são pagas em dia?

Se a prática de atrasar o pagamento das contas é comum, fica claro que o fluxo de caixa não está bem controlado e se está perdendo muito dinheiro com pagamento de juros e multas. O relacionamento com os fornecedores vai ficando cada vez mais limitado, e se perde muito em negociações de prazo e ou descontos, podendo até perder o crédito com eles. Nestes casos, melhorar a atenção ao controle financeiro, capacitar os gestores a lidar com o dinheiro e ter este controle nas mãos é essencial para um trabalho mais tranquilo e um bom relacionamento com os fornecedores.

Existe uma reserva de caixa para emergências?

Imprevistos sempre podem acontecer, e como acontecem… seja um cliente que teve um problema atrasando o depósito de um valor grande, uma entrega que atrasou impedindo o faturamento, despesas adicionais não previstas que vão desde de um computador queimado, um carro batido ou mesmo uma ação judicial de um ex-empregado. A verdade é que sempre acontecem, e o melhor é estarmos preparados. Em condomínios é muito comum uso do fundo de reserva, e da mesma maneira devemos garantir este tipo de segurança para nossa empresa e por precaução manter as linhas de crédito disponíveis, caso sejam necessárias.

Os sócios tem medo de investir?

Não ter dinheiro disponível não gera medo, mas limitações, por isto, a falta de dinheiro não vai ser analisada. Os dois principais motivos que enxergo para gerar medo ou insegurança aos sócios são que eles não acreditam mais no potencial da empresa em gerar lucro, ou quando a maneira de gerir o financeiro não é clara e não demonstra maturidade e confiança com relação ao dinheiro. Não basta falar “está tudo sob controle, pode confiar!”, é preciso mostrar a saúde financeira com relatórios claros, validações dos números como conciliações bancárias e apresentar os métodos que são aplicados nesta gerência, para conquistar a confiança, nada melhor do que mostrar autoridade sobre o assunto. Procure ter relatórios gerenciais claros e práticos, que sejam fáceis de ser conseguidos, talvez com poucos clicks.

O responsável pelo financeiro tem medo ou não sabe apresentar relatórios claros da situação financeira?

Nem sempre o financeiro é escolhido por sua formação, mas muitas vezes é o sócio que sabe lidar melhor com os números ou que simplesmente ficou com esta tarefa. Ainda também acontece de a esposa cuidar do financeiro ou algum estagiário. Talvez falte o conhecimento necessário, mas se houver força de vontade e iniciativa, estudar a matéria pode resolver. Fazer um faculdade para isto, seria um pouco de mais, mas procurar o SEBRAE, fazer um de seus cursos, usar uma boa ferramenta financeira, que ofereça suporte online com profissionais experientes e prestativos, e que gere relatórios claros sem a necessidade de muitos pré-requisitos também podem ajudar muito.

Preocupe-se com a gestão financeira, ela pode ser um dos principais fatores de sucesso do seu negócio.

Nós podemos te ajudar através da antecipação de recebíveis, faça uma simulação com a gente sem compromisso!

Veja nossa plataforma de simulação!

Fale conosco agora

Compartilhe este post

Não há comentários no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar.

Shopping Cart
Open chat
1
Olá,
Podemos ajudar você, fale com um consultor.
Powered by