Banco tradicional ou serviços digitais: como escolher o melhor?
Identificar corretamente a melhor escolha para a sua empresa evita problemas na obtenção de suporte. Além disso, dá mais flexibilidade para a empresa lidar com a sua gestão financeira, evitando custos desnecessários com taxas ou pagamento de serviços que são pouco utilizados.
Para ajudar a identificar a melhor escolha entre banco tradicional ou serviços digitais, preparamos este texto. Continue a leitura e veja como fazer a escolha certa.
O que é um serviço digital?
Os serviços digitais são empresas financeiras que não fornecem atendimento presencial em agências. Também chamados de bancos virtuais, esse tipo de empresa mantém todas as suas operações online para reduzir custos e ter mais flexibilidade operacional.
Nesse modelo de serviços, o cliente geralmente tem acesso a mais opções no seu pacote sem que isso gere maiores custos. Afinal de contas, a empresa não precisará lidar com a manutenção de uma grande equipe de atendimento ou mesmo o aluguel de vários locais para o atendimento aos seus clientes.
Como os serviços digitais se diferenciam dos bancos tradicionais?
Os serviços digitais se diferenciam dos bancos tradicionais, principalmente, pelo seu menor custo. Como apontamos, a não existência de agências reduz consideravelmente as despesas, o que torna os pacotes mais flexíveis. Porém, isso também afeta vários aspectos da relação do cliente com a instituição financeira.
Em um serviço digital, o suporte é geralmente feito por chat, redes sociais, e-mail ou telefones de atendimento. Todas as operações são feitas em meios digitais, como aplicativos móveis e internet banking. Isso pode prejudicar atendimentos mais urgentes, uma vez que a demanda não poderá ser resolvida diretamente com o gerente em um canal presencial.
Não há, em geral, todos os serviços de um banco tradicional (como a emissão de talões de cheques). Porém, em muitos cenários, essas empresas apostam em tecnologias inovadoras para realizar pacotes de serviços mais dinâmicos e flexíveis.
Como escolher entre um banco tradicional ou serviços digitais?
A escolha entre um banco tradicional ou serviços digitais deve ser feita a partir de uma longa análise das opções disponíveis no mercado e das demandas da empresa. Isso permitirá ao gestor avaliar qual o melhor pacote disponível, evitar riscos desnecessários e ter o maior custo-benefício possível. Veja a seguir alguns passos que podem ser tomados para avaliar qual a melhor plataforma para o seu negócio!
Saiba como é o perfil da empresa
Esse é um ponto crítico. Identificar o perfil da empresa garante ao gestor a capacidade de avaliar todos os fatores que serão importantes na escolha entre um banco tradicional ou serviços digitais. Além disso, prepara a empresa para o futuro: caso exista a necessidade de mudanças nos pacotes a médio e longo prazo, elas serão menos burocráticas.
Por isso, levante dados sobre as demandas de cada setor por serviços financeiros, avalie a necessidade de opções de crédito, investimentos ou até mesmo se a companhia utilizará regularmente soluções como a securitização e a antecipação de recebíveis. Desse modo, a sua escolha será mais robusta e capaz de evitar riscos.
Levante os requisitos básicos dos pacotes bancários
Um dos pontos principais para a contratação de qualquer pacote de serviços é avaliar o que a empresa precisa. Esse processo, quase sempre, é feito identificando as demandas dos últimos anos. Ou seja, o gestor deve levantar o histórico de uso de serviços bancários da companhia para identificar qual é a demanda média por transferências, saques e até mesmo empréstimos.
Também é importante avaliar se há mesmo a necessidade de contratar um serviço com atendimento físico, o tempo médio de suporte e os canais que o negócio utilizará. Desse modo, a companhia fará uma escolha mais robusta.
Compare os pacotes disponíveis
Uma vez identificados os requisitos básicos do pacote financeiro, faça uma avaliação das opções que estão disponíveis no mercado. Identifique quais são os custos de cada pacote, os serviços incluídos e os valores adicionais para a contratação de outras opções.
Também avalie o quanto cada pacote cobra por serviço adicional. Não há como prever quando a empresa precisará enviar TEDs ou DOCs extras. Em todo caso, é importante garantir que, se for o caso, isso tenha o menor custo possível.
Nesse sentido, dê preferência para os planos que contêm serviços com usos ilimitados. Avaliando o histórico do negócio, eles muitas vezes podem surgir como a melhor opção.
Avalie o histórico da instituição
Os melhores bancos são aqueles com uma boa reputação na sua área de atuação. Instituições financeiras precisam de décadas para construírem um bom histórico com clientes, prestando serviços de qualidade de maneira ininterrupta. Afinal de contas, elas lidam com o dinheiro de muitas pessoas.
Por isso, sempre avalie o histórico do negócio e a sua reputação. Identifique se a instituição tem contas com bons fundamentos, bons feedbacks de clientes e poucos problemas. Avalie, também, se vazamentos de dados já ocorreram, assim como crises financeiras.
Identificar esses pontos, assim como a maneira como o negócio lidou com eles, é algo crítico. Isso dará mais segurança para a contratação de uma empresa financeira, evitará que o negócio fique em risco e dará mais confiabilidade para a sua escolha. Ou seja, você terá a certeza de que o seu dinheiro estará em boas mãos.
Nesse cenário, escolher entre banco tradicional ou serviços digitais é algo que não deve ser encarado como um grande desafio para a empresa. O gestor deve estar preparado para identificar as suas demandas, avaliar qual pacote de serviços melhor atende ao seu perfil e evitar riscos desnecessários. Desse modo, os times poderão focar sempre no core business da companhia e evitar gastar tempo com problemas na área de gestão financeira.
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