4 erros que comprometem as finanças na indústria
4 erros que comprometem as finanças na indústria
Todos os setores da indústria sofrem influência das deliberações do setor financeiro de uma indústria, como por exemplo os custos, pagamentos, as vendas e compras de produto. Caso sejam tomadas decisões de maneira errada, todas as outras funções não terão êxito.
Por esses motivos, a gestão financeira é uma das áreas mais importantes de uma empresa e cabe ao gestor:
- Conduzir de maneira correta os processos gerenciais;
- Ter conhecimento das funções de todas as áreas da indústria;
- Ser hábil para qualificar as demandas;
- Destinar os recursos corretos conforme a demanda de cada setor.
Muitas vezes a gestão financeira não produz resultados positivos ou não evolui. Para mostrar erros comuns que ocorrem nessa área e ajudar a sua fábrica a identificar e solucioná-los, preparamos uma lista com os 4 maiores erros da gestão financeira de uma indústria. Confira:
1. Falta de planejamento de todas as atividades
O planejamento é o primeiro passo para o sucesso das atividades de uma indústria, pois o mesmo mostra a maneira mais prática para a realização das tarefas no prazo estimado.
Esse plano deve ser baseado em estimativas e métricas, portanto, para que o planejamento tenha um resultado positivo, é necessário que o gestor escolha corretamente os indicadores.
Como exemplo, o Modelo de Negócios Canvas, que é um dos mais aplicados atualmente. O SEBRAE disponibiliza de forma gratuita esta ferramenta: Sebrae Canvas. Esse modelo de planejamento ajuda no desenvolvimento das ideias da sua empresa ou a melhorar um modelo que já foi criado na gestão da indústria.
2. Falta de organização do orçamento da indústria
No planejamento, deve estar o orçamento anual, no qual há a presença das projeções de receitas, dos gastos, e do balanço da sua fábrica. Além disso, é válido incluir também nesse orçamento as metas financeiras, aliadas a um plano de objetivos, um estudo de mercado e uma estratégia de preços da sua mercadoria.
O uso de planilhas na organização desses dados é o fator que mais abre margens para erros. A melhor forma de organizar é com um sistema de gestão financeira, pois o mesmo irá mapear todo o caminho do dinheiro que circula na indústria, o que abre também outra oportunidade: a criação de um fluxo de caixa durante a gestão financeira.
3. Má administração do fluxo de caixa
Essa falha está relacionadas muitas vezes a erros no cálculo de lucros e aumento dos gastos sem retorno. Isso demanda muito esforço, tempo e dinheiro, que poderiam ser investidos em outras diversas atividades que proporcionam melhores resultados para a indústria.
Para que isso não aconteça, sugiro que você faça regularmente um acompanhamento dos números da sua empresa para checar se o Planejamento Estratégico está sendo executado da forma correta e seguindo todas as ordens. Nessa supervisão poderão ser feitas algumas alterações que corrigirão as falhas que poderão atrapalhar o sucesso da gestão financeira da sua indústria.
4. Não subestime a manutenção
Invista na manutenção para reduzir custos e ter segurança. Problemas técnicos inesperados costumam gerar transtornos e gastos não previstos. Dê atenção à manutenção dos equipamentos da sua indústria. Utilize de forma estratégica a gestão de recursos financeiros de sua empresa.
Alavanque os outros setores da sua indústria
Após identificar os erros e trabalhar, aliado a um software de gestão financeira, para o sucesso desse setor da sua fábrica, é o momento de pensar no melhoramento das outras áreas.
A Fidere Soluções Financeiras possui as melhores alternativas para ajudar na gestão financeira da sua indústria, entre em nosso site e conheça mais soluções ou fale conosco.
– Veja nossa plataforma de simulação!
Não há comentários no momento.