Fidere Soluções Financeiras - A importância do BI para os negócios
A importância do Business Intelligence – BI para os negócios

A importância do Business Intelligence – BI para os negócios

Entenda a importância do BI para os negócios

A importância do Business Intelligence – BI para os negócios

Você sabia que usar o business intelligence para empresas é fundamental quando se deseja uma melhor performance? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o BI.

Mas antes de entrarmos nos benefícios dessa técnica e sua importância para as organizações, vamos falar um pouco de seu conceito. Acompanhe conosco!

O que é o Business Intelligence?

O termo, que em português significa inteligência de negócios, trata-se de um processo de junção, organização, análise e interligação de informações. Essa técnica tem sido cada vez mais utilizada para compreender o comportamento do consumidor moderno, não apenas hábitos de consumo, mas de navegação, interesses, valores, motivações, necessidades etc.

O BI tem impactos robustos no processo de tomada de decisão, uma vez que dá suporte à gerência com dados concretos importantes para basear as estratégias.

Por que usar o business intelligence para empresas?

Com o BI, as empresas conseguem construir estratégias com melhores chances de sucesso, pois são baseadas em informações concretas relacionadas ao negócio e ao meio em que está inserido.

Quais são os benefícios do BI?

O business intelligence tem uma série de benefícios. Vamos citar 6 deles aqui:

  1. Análises inteligentes: mais do que dados soltos, o BI cruza dados e gera relatórios ricos em informações;
  2. Direcionamento de campanhas e ações de marketing: quando se trabalha com inteligência nos negócios, é possível compreender as melhores campanhas para cada tipo de público graças à análise e ao cruzamento de dados;
  3. Identificação dos produtos mais vendidos e dos menos vendidos: muito importante para qualquer negócio compreender seus melhores e piores produtos, além dos motivos de mais ou menos vendas;
  4. Elaboração de um perfil de seus clientes e seus respectivos gostos: trabalhar com segmentação está no DNA do business intelligence. Quanto mais dados, mais segmentado e detalhado o perfil do cliente;
  5. Redução de custos: a diminuição de custos é um fato quando se trabalha com produtos corretos, campanhas mais assertivas e com o foco no público certo;
  6. Previsões de crescimento: utilizar o BI também auxilia nas previsões do crescimento empresarial e de vendas.

Vale mencionar aqui sobre a importância de contratar uma empresa especializada no ramo para obter resultados de alta performance. A inteligência nos negócios é um processo complexo e requer conhecimento técnico, experiência e ferramentas certas. Um parceiro qualificado saberá como colocar em prática o BI na empresa e terá a tecnologia necessária para isso.

Usar o business intelligence para empresas é uma forma de estar à frente da concorrência, se conectar e entender o cliente e preparar seu negócio para um mercado cada vez mais segmentado, conectado e tecnológico. Por isso, se você ainda não aplica o BI, busque casos de empresas que já utilizam, verifique parceiros especializados e como podem ajudar o seu tipo de negócio a melhorar a performance em vendas.

Veja nossa plataforma de simulação!

Fale conosco agora

Compartilhe este post

Não há comentários no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar.

Shopping Cart
Open chat
1
Olá,
Podemos ajudar você, fale com um consultor.
Powered by