KPIs financeiros: saiba como acompanhar e monitorar seus gastos
Cada vez mais, os gestores percebem a necessidade de ter apontadores para monitorar o seu negócio. Para isso, existem os KPIs financeiros (indicador-chave de desempenho, do inglês key performance indicator). A maneira fundamental para avaliar a saúde financeira da empresa.
Neste post, você vai conhecer alguns dos principais KPIs financeiros que vão fornecer os dados necessários para conduzir sua empresa em uma trajetória de sucesso. Confira!
Lucro líquido
O lucro líquido é o valor que a empresa consegue em determinado período, considerando todo o seu faturamento, deduzindo dele os custos e as despesas.
Se no exercício anterior uma companhia registrou um faturamento de 10 mil reais e gastou 2 mil em matéria-prima e 5 mil nas demais despesas operacionais, seu lucro líquido será de 3 mil reais naquele período.
Esse é o valor que o negócio dispõe para poupar ou investir, uma vez que, em seu cálculo, todos os compromissos já foram quitados.
Margem de lucro
A margem de lucro mede a porcentagem de lucro em relação a determinada quantia. Este KPI é muito importante para saber se o seu produto, serviço ou negócio é lucrativo.
Este é um dos KPIs financeiros que pode ser usado nos mais variados campos do seu negócio. A sua fórmula é margem de lucro = (lucro/receitas) x 100.
Por exemplo, se você presta um determinado serviço por R$1000 e seus custos são de R$400. Você está em 60% de margem de lucro.
Margem de lucro = (R$600/R$1000) x 100
> Margem de lucro = 0,6 x 100 = 60%
ROI (Retorno do investimento)
Esse indicador mede o rendimento obtido a partir de certa quantia investida. Sabendo quanto se ganha com base nas aplicações feitas, você pode planejar melhor os próximos investimentos.
O cálculo do ROI é dado por (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial. Assim, uma empresa que tenha contado com um investimento inicial de 50 mil reais e teve um ganho de 80 mil, tem o ROI igual a 60%.
Essa informação também é muito importante para a empresa receber aportes de capital, pois os investidores, que sempre analisam KPIs financeiros, poderão estimar quanto ganharão ao aplicar no seu negócio.
CLV (Valor do tempo de vida do cliente, do inglês Customer Lifetime Value)
Essa métrica refere-se ao valor recebido de um indivíduo enquanto ele é cliente da sua empresa. Também é feita uma estimativa de quanto tempo esse cliente vai se manter nessa posição. Para saber isso, questione:
- Qual é o lucro líquido que a empresa obtém em média com esse cliente?
- Durante seu ciclo de vida na empresa, quantas transações o cliente fez?
- Qual é o tempo que ele tem como consumidor da empresa?
Por ser um dos KPIs financeiros que focam no consumidor, o CLV é muito importante. Em tempos de valorização da experiência do cliente, essa informação vale ouro! Assim, esse dado vai ajudar a direcionar os esforços para a fidelização dos clientes.
Ticket médio
Esse é o valor médio gasto pelos clientes do seu estabelecimento, dado pela receita bruta dividida pelo número de clientes de um determinado período.
Essa informação diz respeito à valorização do seu produto ou serviço, no mercado — o que reflete na empresa como um todo.
Índice de inadimplência (um dos mais importantes KPIs financeiros)
Esse indicador, sem dúvida, traz um dado preocupante. Ele mostra quais valores a empresa tem a receber e ainda não foram pagos.
Trata-se de um dado importantíssimo, não apenas para os sistemas de cobrança, mas também para buscar um equilíbrio financeiro do seu negócio.
O cálculo é bem simples! Por exemplo, num determinado período onde as vendas foram de R$20.000 e os pagamentos recebidos foram de R$18.000, a empresa ainda teria R$2.000 a receber.
Nesse caso, o cálculo do índice de inadimplência = (pagamentos pendente/total de vendas) x 100%. Considerando o exemplo acima…
Índice de inadimplência = (R$2.000/R$20.000) x 100
> Índice de inadimplência = 0,10 x 100 = 10%.
Portanto, nesse caso, quanto maior o índice de inadimplência, pior a situação financeira.
Esses são apenas alguns dos principais KPIs financeiros importantes para a sua empresa. Basta ficar atento a cada um deles e manter a atualização de dados para que você usufrua dos benefícios!
Importante lembrar que o uso de softwares na administração vai te dar acesso rápido e fácil a alguns desses ou outros KPIs.
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