Fidere Soluções Financeiras - Como resolver o lucro reduzido
Tudo o que você precisa saber para resolver lucro reduzido

Tudo o que você precisa saber para resolver lucro reduzido

Lucro reduzido

Quando falamos de investir em nossa empresa precisamos sempre controlar centenas de fatores que podem nos enganar. Um dos mais traiçoeiros, que pode prejudicar a rentabilidade de qualquer empresa a longo prazo é o problema do lucro reduzido. Hoje, em nosso novo artigo, iremos explicar esse problema, como calcular seu lucro reduzido e quais são as melhores ferramentas para solucionar esse problema.

O que é o lucro reduzido?

Em suma, podemos resumir o lucro reduzido como o ponto onde uma empresa apresenta um resultado financeiro positivo, porém a falta de controle financeiro pode impactar no crescimento saudável da empresa. Existem uma série de pequenos responsáveis por fazer sua empresa perder dinheiro e uma série de táticas e práticas que você pode adotar para potencializar permanentemente o seu lucro.

A fórmula para se compreender o lucro reduzido é relativamente simples, porém exige que você esteja disposto a realizar um profundo controle das entradas x saídas do seu negócio, em específico cada parte das saídas da sua empresa.

Entendendo os principais gargalos

Gargalos de recursos são os principais responsáveis em casos de lucro reduzidos, e entender suas origens e a partir desta análise buscar por formas de aprimorar os processos ou reduzir os custos de manutenção.

Gastos excessivos com equipe

Manutenção de funcionários costuma ser uma das maiores despesas de uma empresa, especialmente com o regime CLT no Brasil. Para isso, você deve analisar o contrato dos funcionários e junto com seu departamento de RH estudar por formas de melhorar a produtividade dos seus funcionários. Desta forma você pode incentivar técnicas de gerenciamento de tempo para melhorar consideravelmente a produtividade dos membros do seu time.

Preços desbalanceados

Um dos maiores erros do seu negócio pode ser o preço. Da mesma forma que ele pode ser baixo demais e causar diretamente o lucro reduzido, ele pode ser muito alto e te fazer perder a oportunidade de vender mais ou fechar novos negócios. Nessa situação, realizar uma análise de mercado e gradativamente igualar ao preço dos produtos concorrentes é a maneira mais efetiva para melhorar esse problema em casos mais simples. Porém é necessário que você reveja sua empresa totalmente para não acabar criando uma inflação artificial do preço para aumentar os lucros.

Formas de pagamento

Outro fator a ser estudado para corrigir o lucro reduzido são as formas de pagamento aceitas em seu negócio, especialmente quando falam de cheques ou compras a prazo. Entender o risco financeiro de se aceitar compras parceladas e estar precavido a elas é de extrema importância. Para isso, instituições financeiras costumam a oferecerem ferramentas para adiantar pagamentos parcelados!

Como melhorar ainda mais seu lucro

Outras ferramentas e práticas podem ser usadas para otimizar ainda mais seu lucro, uma das melhores opções, exatamente para manter o controle constante de entradas e saídas da sua empresa, é um sistema ERP inteligente. Em um bom sistema modular, você pode facilmente customizar um sistema pensado de acordo com as necessidades do seu negócio.

Você pode ter um sistema que vai facilmente te ajudar a identificar problemas financeiros como lucro reduzido e muitos outros por meio de análises gráficas inteligentes.

Quer saber mais como podemos te ajudar financeiramente?

Veja nossa plataforma de simulação!

Fale conosco agora

Compartilhe este post

Não há comentários no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar.

Shopping Cart
Open chat
1
Olá,
Podemos ajudar você, fale com um consultor.
Powered by