Fidere Soluções Financeiras - Como Conseguir Capital de Giro
Como conseguir capital de giro para empresa

Como conseguir capital de giro para empresa

Como conseguir capital de giro

Se a falta de capital de giro já é uma realidade na sua empresa, saiba que, apesar de ser uma situação difícil, há alternativas que podem ajudar você a sair dessa e controlar melhor os recursos financeiros do negócio. Confira quais são elas a seguir!

#01: Antecipação de recebíveis para Capital de Giro

Se a sua empresa tem contas a receber de clientes nos próximos meses, uma opção para conseguir crédito para capital de giro é fazer a antecipação de recebíveis. Neste caso, a empresa procura uma instituição financeira ou outra organização que ofereça o serviço e recebe dela o valor referente aos recursos que receberia apenas no futuro. Assim, quando o seu cliente quitar o título, o dinheiro será destinado à instituição que antecipou o valor para a sua empresa.

#02: Empréstimo para empresa

Caso a sua empresa não tenha nenhuma opção de crédito a receber, outra forma de resolver o capital de giro negativo é optar pelos empréstimos. Esta opção costuma ser uma das mais utilizadas, mas é preciso muito planejamento para que o empréstimo para o capital de giro não acabe aumentando ainda mais as dívidas da empresa sem resolver o problema.

Procure pesquisar entre as instituições que oferecem o serviço para encontrar aquela que disponha das menores taxas de juros e melhores condições de pagamento. Também é importante que você saiba exatamente qual é a quantia que necessita e que planeje em quanto tempo irá quitar o empréstimo. Assim como no caso da antecipação de recebíveis, o empréstimo é uma boa opção, contudo, não deve se tornar rotina para não atrair ainda mais despesas.

#03: Financiamento empresarial

Além do empréstimo, o empreendedor também pode optar por instituições financeiras que ofereçam o serviço de financiamento de capital de giro. Neste caso, a instituição empresta o dinheiro para que a empresa o aplique especificamente para resolver a falta de capital de giro.

Para saber como conseguir o financiamento é importante consultar o maior número de instituições que ofereçam o serviço, pois, assim como no empréstimo, as linhas de crédito e taxas de juros são diferentes e é preciso encontrar as mais vantajosas para o seu negócio.

#04: Conta garantida

A conta garantida é uma modalidade de crédito rotativo oferecida por diversas instituições financeiras que se assemelha ao cheque especial, mas com taxas mais atrativas. Nessa opção, as empresas que necessitam de recursos oferecem alguma garantia ao banco, como hipoteca, investimentos e cheques, por exemplo, para subsidiar a liberação do dinheiro.

O valor fica depositado, geralmente, em uma conta diferente daquela que a empresa usa regularmente e é preciso solicitar uma transferência entre as contas caso a empresa deseje sacar ou emitir um cheque. Apesar de atrativa, a opção pode ter algumas desvantagens, como a alta incidência de impostos.

Conclusão

Como você viu, há algumas formas de evitar e resolver a falta de capital de giro da sua empresa. Prevenir é sempre melhor que remediar, como bem falamos, e, por isso, é importante que os empreendedores conheçam o que é o capital de giro, a sua importância para a empresa e que saibam calculá-lo a fim de evitar problemas financeiros.

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

Veja nossa plataforma de simulação!

Fale conosco agora

Compartilhe este post

Não há comentários no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar.

Shopping Cart
Open chat
1
Estou aqui para tirar suas dúvidas e oferecer a melhor solução financeira para seu negócio!
Powered by