Como lidar com a inadimplência
Não é exagero dizer que a inadimplência pode determinar o fechamento de um negócio. De acordo com estudo do Sebrae sobre a Sobrevivência das Empresas, a inadimplência é mais preocupante no primeiro ano de atividade do que a concorrência ou a burocracia, por exemplo.
A alta Inadimplência
A alta da inadimplência compromete o fluxo de caixa, prejudicando tanto a projeção de ingresso de receitas como o controle das contas a pagar e do endividamento. Nesse contexto, a empresa pode enfrentar dificuldades para honrar seus pagamentos ou depender de mais capital de giro, por exemplo. No final, tudo isso se reverte em aumento dos custos e redução dos ganhos.
Embora a inadimplência seja um risco comum à maior parte das empresas, é fato, também, que esse risco pode ser minimizado com a adoção de boas práticas de gestão. É o que vamos detalhar neste artigo. Confira!
A importância do controle de vendas
Para gerenciar corretamente a inadimplência, é imprescindível adotar um bom controle de vendas, que abrange todos os processos de acompanhamento e gestão das vendas. Estamos falando de um conjunto amplo de informações e dados que precisam ser registrados e analisados com rigor. Sem isso, a empresa fica exposta a falhas que podem impactar o seu fluxo financeiro.
Aliás, como saber qual é o nível de inadimplência do seu negócio, sem controlar as operações de venda? Na verdade, sem estabelecer um sistema adequado, não é possível, nem mesmo, obter dados confiáveis sobre o que foi vendido, o que está pendente e quais são os prazos de vencimento.
Quanto mais detalhado e rigoroso for esse controle, melhor. O controle de vendas contempla uma série de etapas indispensáveis para a gestão financeira da empresa, como:
- registro de informações sobre as vendas realizadas (incluindo valores, prazos e pendências);
- conferência de valores;
- do fluxo de caixa;
- de cartões;
- de indicadores e resultados;
- auditorias;
- e de controle dos processos de cobrança.
Por meio do controle de vendas, é possível realizar uma série de tarefas voltadas para a gestão da inadimplência, preferencialmente por meio de softwares de automação financeira.
O controle de vendas faz o acompanhamento desde o momento da comercialização até o recebimento final. Você já reparou na quantidade de uma etapa e outra? Da venda ao recebimento, podem acontecer coisas como:
- cancelamentos;
- antecipações;
- taxas incorretas;
- cobranças indevidas;
- duplicação de débitos.
Um sistema de controle de vendas consegue rastrear todas essas situações, evitando que informações importantes sejam perdidas. Esses processos ganham ainda mais importância em negócios que realizam vendas, também, por meio de lojas virtuais.
O controle de vendas, portanto, favorece a definição de estratégias para a gestão de recebíveis e o enfrentamento da inadimplência.
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