Emissão de nota: saiba como administrar suas notas fiscais
Emissão de nota: saiba como administrar suas notas fiscais

Emissão de nota: saiba como administrar suas notas fiscais

Emissão de nota: saiba como administrar suas notas fiscais

O desejo de todo empreendedor é aumentar o número de vendas. Com isso a quantidade de notas fiscais cresce simultaneamente e, sem organização, a gestão das notas fiscais passa a ser um transtorno trazendo consequências nada agradáveis para a empresa.

Para a boa administração do negócio é preciso ser dedicado e, principalmente, organizado. Começando por estes dois princípios fica mais fácil gerir uma empresa com total controle sobre os processos.

Se este assunto é complexo para você, fique tranquilo e confira no post o passo a passo para melhor administrar as suas notas fiscais

Você pode se interessar por: 6 técnicas para ter um ótimo controle financeiro na sua empresa

Como gerenciar as notas fiscais?

Nos últimos anos o processo de gerenciamento de notas fiscais eletrônicas – NFEs foi aprimorado. As informações podem ser tratadas pela Internet por meio do sistema ligado à Receita Federal.

Isso facilita o trabalho do empreendedor e permitiu que as gestões empresariais ficassem mais organizadas ao utilizar essa ferramenta.

Crie espaço exclusivo para o armazenamento

Se você faz a gestão manual, separe um espaço para guardá-las. Isso garante a vida útil das notas fiscais, afinal de contas elas são documentos que precisam ser bem cuidados.

Caso sua ferramenta para gestão seja um software, se certifique que o armazenamento e a validação das notas fiscais estejam seguros na Nuvem com backups regulares para evitar perdê-las. Além do mais isso evita dores de cabeça com pagamentos de notas canceladas ou o esquecimento de validações no site da Secretaria de Fazenda – Sefaz da sua localidade.

 

Registre prazos e pagamentos

Ter domínio sobre o negócio garante a longevidade da empresa. Mesmo que seu produto ou serviço seja atrativo e com boa demanda de mercado, esse fator sozinho não garante o futuro do seu empreendimento sem uma boa gestão.

Uma dica importante para facilitar os processos gerenciais é focar na eficiência para trazer avanços e melhorias. Perder prazos de pagamento gera multas é é um dos principais transtornos que podem levar uma empresa à falência.

Mantenha registro de todas as etapas, da emissão das notas fiscais ao pagamento. Esse procedimento é essencial para ter uma visão ampla do que já foi feito e o que está agendado para as próximas semanas, evitando sustos e atrasos.

 

Facilite o acesso ao conteúdo

Algumas empresas passam por processo de auditoria habituais. E mesmo que a sua não se enquadre neste tipo de negócio, uma boa gestão de notas fiscais possibilita o acesso fácil e rápido aos conteúdos das notas.

Uma dica é manter separadas as notas dos fornecedores e dos clientes. Faça a classificação usando critérios de organização como valores, tipos de produto e localidade. Isso otimiza o trabalho em períodos de inventário e fechamento de caixa.

Administrar suas notas fiscais é um processo que exige disciplina, mas não é complicado. Ao implementar de maneira gradativa e logo você irá perceber que ela se tornará natural e vai ajudar a traçar estratégias mais eficazes a favor do seu negócio.

Agora que você já sabe como fazer a gestão das suas notas fiscais, leia também o que é o fluxo de caixa e veja como ele impacta o seu negócio.

Não há comentários no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar.

Shopping Cart
Open chat
1
Olá,
Podemos ajudar você, fale com um consultor.
Powered by