Contas a pagar: como quitar as dívidas da empresa com pontualidade
Contas a pagar: como quitar as dívidas da empresa com pontualidade

Contas a pagar: como quitar as dívidas da empresa com pontualidade

Administrar os recursos financeiros de uma empresa é uma função bastante complicada. Adquirir algumas dívidas até pode ser saudável para os negócios, desde que as parcelas possam ser quitadas de acordo com a previsão dos ganhos.

Mas quando o valor das contas a pagar estiver comprometendo o faturamento, a empresa pode ficar numa situação nada agradável em relação às finanças. Agora, você vai ver estratégias fundamentais para quitar as dívidas com pontualidade, sem trazer prejuízos para o negócio.

Quais são as consequências de estar no vermelho?

Não importa o tamanho da sua empresa, nem quantas contas você tem atrasadas: quando o seu estabelecimento fica com o nome sujo na praça, ele passa a ter uma reputação negativa. Além disso, você ainda corre o risco de ter maiores dificuldades para conseguir bons parceiros.

As dívidas impedem que o negócio cresça, afinal, com tantas pendências não dá para fazer novos investimentos. Justamente por isso, é preciso arrumar a papelada para pagar as dívidas com pontualidade e manter a confiança do mercado.

Saiba quanto e para quem você deve

Para começar a planejar o pagamento das dívidas na data certa, o ideal é organizar tudo o que está pendente. Faça uma lista que inclua desde os pequenos aos maiores credores. Nesse relatório, não esqueça de especificar as datas de vencimento.

Depois, é só colocar no papel o quanto a empresa fatura e diminuir os custos fixos. Assim, você saberá o valor disponível para quitar as contas. Uma dica é dar prioridade para aquelas que já estão vencidas.


Você também pode gostar de ler:

Veja como funciona o capital de giro e entenda a sua importância para o crescimento da empresa

Gestão financeira para empresas: descubra o que é e aprenda como fazer na prática


Administrar os recursos é essencial

Essa é uma das estratégias mais eficientes para o empresário que quer pagar as suas contas em dias. Para simplificar, nós listamos algumas dicas que podem ajudar no controle das dívidas. Olha só:

Faça o controle de todos os gastos para ter bons resultados;

Receba mais do que paga, assim, é possível administrar os custos de maneira tranquila;

Antecipe os pagamentos que ofereçam desconto. Essa é uma alternativa inteligente porque, além de economizar, você ainda garante uma boa imagem para a empresa no mercado;

Se estiver endividado, opte pela negociação para diminuir multas e juros.

Clientes inadimplentes: eles podem prejudicar o caixa!

Uma das maiores causas de endividamento das empresas são os clientes que não cumprem com os seus compromissos na data certa. Logo, promover ações que facilitem a negociação de parcelas dos inadimplentes é fundamental.

Mas, como diz o ditado, é preciso cortar o mal pela raiz. Por isso, contar com uma assessoria de créditos é indispensável. Ao utilizar esse serviço, antes mesmo de realizar a venda você pode saber se o cliente é um bom pagador. Nada melhor para prevenir futuras dores de cabeça, concorda?


Leia também:

Veja como estes 7 erros de controle de caixa podem prejudicar o seu faturamento


Antecipe o pagamento dos clientes

Duplicatas, cheques, notas promissórias e até mesmo os cartões de crédito são formas de pagamento que atraem muitos consumidores. No entanto, para quem tem um grande volume de vendas por esses meios, a demora no recebimento das parcelas pode causar um enorme problema financeiro no caixa da empresa.

Em todos os casos, você pode solicitar a antecipação dos recebimentos com rapidez e segurança. Isso pode ajudar o seu negócio a quitar as dívidas na data certa e ainda garante maior fluidez e organização às finanças.

Ao tomar essa decisão, você possibilita que a sua empresa cresça e vença os desafios do dia a dia. Nós já falamos sobre a antecipação de recebimento do pagamento dos clientes aqui no blog. Para entender melhor, basta clicar aqui. Você também pode solicitar um orçamento gratuitamente.

Este conteúdo ajudou você? Como você viu, ter um planejamento financeiro eficiente é extremamente importante para quem quer quitar as dívidas da empresa com pontualidade.

Manter as finanças organizadas deve ser uma atividade contínua e, para ajudar você nessa missão, nós preparamos uma planilha exclusiva de planejamento financeiro para empresas.

Para baixar a planilha é só clicar na imagem abaixo.

Não há comentários no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar.

Shopping Cart
Open chat
1
Olá,
Podemos ajudar você, fale com um consultor.
Powered by