6 coisas para fazer sua empresa crescer mais rápido
6 coisas para fazer sua empresa crescer mais rápido

6 coisas para fazer sua empresa crescer mais rápido

6 coisas para fazer sua empresa crescer mais rápido

Manter o crescimento de uma empresa não é uma tarefa nada fácil. A burocracia e os atrasos nos pagamentos dos clientes são apenas alguns dos problemas enfrentados pelos empresários.

Além disso, a falta de uma gestão financeira eficaz põe em xeque o futuro do negócio, que passa a correr riscos de falência. Dessa forma, para fazer a empresa crescer de maneira saudável, é importante pôr em prática um conjunto de ações integradas com foco no cliente e no controle das finanças.

Veja as dicas que preparamos para você:

  1. Conheça seus clientes e melhore o atendimento

Uma das principais causas de prejuízos financeiros das empresas é a falta de conhecimento da real necessidade do cliente. O empresário tem de se atentar não somente para o controle de gastos, mas também para o que o consumidor dele precisa.

Isso significa entender seu público-alvo, sabendo exatamente o que leva as pessoas a quererem comprar de você, além de descobrir se essas mesmas pessoas saem plenamente satisfeitas com o que compram.

Lembre-se ainda de prestar sempre um ótimo atendimento para que os consumidores falem bem de você e do seu negócio. Seja aberto e solícito para ajudar, em casos de reclamações, e nunca deixe de responder às dúvidas frequentes de pessoas interessadas nos seus produtos e/ou serviços.

Devido à mudança no perfil dos consumidores, esses cuidados também se estendem para as redes sociais.  

  1. Controle o fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa é essencial para você ter uma visão geral das contas do seu negócio. Ele é importante, pois reúne os registros de todas as receitas e despesas da empresa, não importando o tamanho delas.

Por essa razão, ter um controle sobre essas informações é fundamental para garantir a sobrevivência do negócio. Ao ter os números da empresa devidamente organizados, é possível saber, por exemplo:

  • Quais gastos podem ser cortados;
  • Quantos % de juros você vai precisar pagar em uma determinada compra;
  • Qual impacto dos custos operacionais no funcionamento do negócio;
  • O que saiu e o que entrou no caixa no mês X;
  • Se os gastos com o fornecedor Y estão altos demais.

Uma simples planilha é suficiente para ajudar você a começar a ordenar os valores.

  1. Reduza custos desnecessários

Com um bom controle de caixa, agora ficou mais fácil visualizar todos os gastos que você tem na empresa. Em meio a essa análise, é muito comum encontrar algumas despesas que poderiam facilmente ser evitadas.

São desperdícios que prejudicam o faturamento da empresa no final do mês, impactando todos os seus dependentes.

Geralmente, esses valores estão relacionados a custos operacionais, como as contas de energia e de água. Como servem apenas para somar dívidas, podem ser considerados gastos improdutivos.

Sendo assim, devem ser eliminados ou reduzidos o mais rápido possível.

Para identificá-los, é necessário realizar uma avaliação minuciosa. Além disso, é importante estabelecer uma cultura de economia entre os funcionários, que envolve atitudes como: desligar os ares-condicionados após sair de sala e ligar a torneira apenas quando for realmente preciso.

  1. Adiante o pagamento dos clientes para novos investimentos

Para fazer a empresa crescer, é indispensável realizar novos investimentos regularmente. No entanto, se você trabalha com vendas a prazo no cheque ou no cartão de crédito deve saber muito bem como é difícil esperar meses até receber o valor total da compra.

Para evitar esse tipo de situação, uma ótima alternativa é antecipar o recebimento de dívidas dos clientes com uma securitizadora. As vantagens são diversas:

  • O empresário consegue dar prosseguimento aos investimentos no negócio;
  • Com o valor adiantado em caixa, é possível pagar o salário dos funcionários e o restante dos custos operacionais;
  • Há maior rapidez na liberação dos recursos;
  • O crédito adquirido é da própria empresa e não há vínculo com bancos.  

Fizemos uma matéria explicando melhor como funciona a antecipação de recebíveis e por que escolher a Fidere para fechar negócio. Clique aqui para ler o conteúdo completo.

  1. Saiba precificar seus produtos e/ou serviços

Definir os preços de um produto e/ou serviço da maneira correta é indispensável para sustentar o crescimento da empresa.

O seu negócio existe por causa dos consumidores. Então ao estabelecer um valor, é necessário avaliar alguns pontos para cotar um preço que seja justo tanto para o cliente quanto para o empresário.

Em relação aos produtos, considere:

  • O custo do produto e o valor de produção;
  • Os impostos que incidem em cima deles;
  • Os gastos fixos, como a mão de obra;
  • O lucro almejado.

Já em relação aos serviços, avalie:

  • O custo da mão de obra;
  • Os gastos com ferramentas e despesas eventuais para a prestação do serviço;
  • O lucro almejado.  

Após estabelecer um valor certo para seus produtos e/ou serviços, aposte nas técnicas de Upselling e Cross-selling no seu negócio, que valorizam a cotação estabelecida e aumentam seus ganhos.

A primeira ocorre quando você oferece um adicional para o produto ou serviço em questão.

Exemplos de Upselling:

  • Restaurante – Leve o combo completo com refil de refrigerante por mais R$5;
  • Loja de TI – Compre o dobro de memória pela metade do preço.

Já no segundo caso, o Cross-selling, o vendedor oferece produtos complementares no momento da oferta.

Exemplo de Cross-selling:  

  • Loja de eletrônicos – Oferecer uma capinha para alguém que comprou um celular.
  1. Avalie o plano de crescimento da empresa frequentemente

Para evitar falhas no controle financeiro e manter o crescimento da empresa continuamente, é fundamental fazer a revisão do plano de crescimento do negócio com frequência.

Ao longo do processo, você vai se deparar com erros que precisam ser corrigidos para não transformar um pequeno problema em um grande prejuízo. Por isso:

  • Analise o quadro de funcionários e a sua produtividade;
  • Veja os custos operacionais que podem ser reduzidos;
  • Faça uma revisão dos preços adotados (com base na situação do mercado e na Lei da Oferta e Procura);
  • Avalie a possibilidade de novos investimentos por meio da antecipação de pagamentos;
  • Não se esqueça de registrar rigorosamente as entradas e saídas do caixa.

Veja como a Central Construções expandiu seus negócios com a Fidere

Como você viu, uma das alternativas para fazer sua empresa crescer é antecipar o pagamento dos seus clientes. Por isso, nós trouxemos um material exclusivo sobre o assunto.

É um infográfico que mostra como a Central Construções aumentou seu faturamento com o auxílio da Fidere.

Conheça sua história e confira as vantagens de optar por esse tipo de serviço.

Clique aqui para baixar o conteúdo completo.

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