10 dicas sobre expansão do negócio na crise
A situação econômica em que o país se encontra, muitos empresários e empreendedores começam a se questionar sobre como manter seus negócios de pé sem prejudicar seus resultados em curto e longo prazos. Em tempos de vacas magras, é preciso que as empresas repensem estratégias para desenvolver meios de superar as altas taxas de inflação do governo, as variáveis de juros bancários e os momentos de estagnação de investimentos, sem precisar agir por impulso e fechar suas portas ao mercado.
Seja proativo
Uma estratégia bem definida deve ser o ponto de partida de uma empresa que queira crescer no mercado, mas para isso acontecer, é preciso que os empresários sejam proativos e busquem por novas oportunidades no mercado. Segundo Coimbra, as empresas devem procurar se adaptar à atual situação econômica do Brasil, seja por meio da renegociação de dívidas ou de correr atrás de novos investidores e projetos que as ajudem a obter bons resultados. “Os empresários não podem esperar que o mercado melhore para começarem a agir”, afirma o especialista.
Saiba enxergar novas oportunidades
Em épocas de crise, muitas empresas costumam fazer cortes de gastos e esperam que o futuro do mercado determine quais serão os próximos passos da empresa. No entanto, é preciso que as empresas se atentem a uma postura positiva de visão de futuro e, a partir disso, invistam na implementação de práticas de gestão para definir estratégias que as façam enxergar sua capacidade de inovar e se destacar em meio aos concorrentes.
Adapte-se
Possuir profissionais qualificados e processos eficazes é fundamental para que as empresas sobrevivam em momentos de crise econômica. Como o mercado não é estático, é preciso que os empresários também não sejam e saibam se adaptar a diferentes tipos de situação, com investimentos que priorizem sistemas e processos flexíveis, capazes de se adaptar ao mercado onde estão inseridos.
Faça ajustes em gestão e logística
Quando o assunto é crise econômica, muitos empresários acabam se preocupando muito com o seu ambiente interno e esquecendo do que realmente está acontecendo com o mercado onde estão inseridos. É preciso fazer ajustes em gestão e logística para conseguir achar novas alternativas e investir em novos projetos.
Em vez de tentar diminuir efetivamente o dinheiro gasto dentro da própria empresa, os empresários que querem desenvolver ou manter seus negócios lucrativos, precisam fazer ajustes nas áreas de gestão e logística e, com isso, encontrar novas formas de oferecer serviços e produtos que façam com que as empresas melhorem a relação com seus clientes.
Defina estratégias claras
Em certos negócios empresariais, algumas ideias de fazer com que uma empresa seja reconhecida no mercado muitas vezes não saem do papel, pela falta de clareza com que elas são apresentadas. De acordo com Coimbra, é preciso que os empresários invistam na definição clara de estratégias para enxergar todas as competências que as corporações possuem para se destacar no mercado, especialmente em épocas de crise.
Além disso, definir planos claros ajuda os donos de empresas a não perderem o foco e buscarem investimentos que estejam alinhados com as suas competências e cultura organizacional.
Não deixe de investir em pesquisas de mercado
Muitas vezes, em épocas de crise, as empresas acabam tomando ações preventivas de corte de gastos e se esquecem de investir em análises de mercado e desenvolvimento para encontrar meios de se destacar entre os seus concorrentes e se adaptar à situação econômica ruim do país.
Os Estados Unidos possuem um mercado que lida melhor em situações de crise porque a nação investe parte de suas verbas em pesquisas de mercado e desenvolvimento, optando por diminuir o investimento de capital em promoções e descontos de vendas. Enquanto isso, o que muitas vezes acontece no Brasil é o inverso, onde os empresários se apegam a lógicas e estratégias de curto prazo sem se preocuparem com futuras consequências.
Organize-se e defina quais são as prioridades do seu negócio
É preciso que empreendedores sejam organizados para poderem definir quais são as prioridades da empresa. Metas e estratégias claras e bem organizadas ajudam o empresário a entenderem quais clientes, parceiros e produtos sua empresa deve priorizar para garantir que as verbas estejam investidas em setores que gerem valor e resultados lucrativos para o futuro da corporação. As empresas não podem querer abraçar o mundo e atender seus diferentes públicos da mesma forma. É preciso, antes de tudo, se organizar para definir o que está gerando valor para os negócios e o que demanda menos atenção.
Invista em profissionais motivados
Muitas vezes os cortes de gastos que os empresários fazem em épocas de crise econômica devem ser analisados com muito cuidado, pois essa estratégia pode não representar a solução ideal para as empresas que querem crescer em momentos de instabilidade financeira.
Profissionais de qualidade devem ser valorizados como parte da cultura organizacional de cada corporação, pois um funcionário motivado e com perspectiva de crescimento é capaz de resultar em maior eficiência de serviços prestados e, consequentemente irá dar o seu máximo para gerar novos negócios para o lugar em que trabalho.
Tenha visão de longo prazo
Em tempos de instabilidade econômica no país, para manter seus negócios de pé, as empresas costumam pensar em estratégias que as ajudem principalmente à curto prazo, como é o caso das demissões em massa e da estagnação de novos investimentos.
Esse modelo de negócio pode vir a comprometer o crescimento da corporação à longo prazo. Como é caso das empresas que deixam de investir em capacitação de seus funcionários para cortar gastos imediatos. É vital que, em momentos de crise, as empresas não sejam tão imediatistas e entendam os impactos que as ações presentes terão sobre o futuro da corporação.
Invista em marketing e networking
Construir novas relações profissionais e saber enxergar novas oportunidades de parceria pode ser o que está faltando para tornar a sua empresa mais reconhecida no mercado em que atua.
Ao invés de nos restringirmos às áreas de tecnologia e RH, nós começamos a enxergar outras oportunidades de negócios por meio da comunicação com novos contatos e por estratégias de marketing relacionadas aos nossos produtos e serviços.
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