Tempo é dinheiro: como receber o pagamento antecipado de clientes?
Tempo é dinheiro: como receber o pagamento antecipado de clientes?

Tempo é dinheiro: como receber o pagamento antecipado de clientes?

Quem possui uma empresa sabe o quanto é difícil administrar o setor financeiro de forma eficaz, principalmente quando a economia do país apresenta instabilidades. Qualquer variação pode afetar direta ou indiretamente o negócio, e nesses casos é preciso ter sempre um plano B para não cair em dívidas e levar o empreendimento à falência.

Quando a situação envolve dinheiro a receber, é necessário ainda mais cuidado. Isso porque quanto mais o cliente atrasa o pagamento, maiores são os prejuízos. A boa notícia é que existem formas seguras e confiáveis de receber o pagamento antecipado, evitando que o pior aconteça. Nesta matéria, nós, da Fidere, vamos mostrar como antecipar seus recebíveis. Confira!

O que é a antecipação de recebíveis para empresas

Esse recurso permite que o empreendedor transforme em caixa presente o valor monetário que a empresa tem para receber no futuro. Essa tática é como um assistência financeira para quem não pode esperar tanto tempo pelo pagamento dos clientes. Por meio desse socorro, é possível antecipar o recebimento de ativos, tão importante para o funcionamento do negócio.


Não deixe de conferir também:

7 erros de controle de caixa que prejudicam o seu faturamento

Gestão financeira para empresas: descubra o que é e aprenda como fazer na prática


Quais são as vantagens de receber adiantado

Além de não se prejudicar esperando que o cliente efetue seus pagamentos, quem recorre ao adiantamento dos valores tem ainda outras vantagens:

  • Crédito da própria empresa: o empreendedor não paga por recursos emprestados de terceiros, como num empréstimo bancário, por exemplo, e utiliza algo que já é do seu próprio negócio.
  • Maior rapidez na obtenção dos recursos: mais facilidade na antecipação de recebíveis otimiza tempo e recursos, diminui o endividamento do negócio e ajuda no alcance de vantagens para negociar com fornecedores, entre outros.
  • Liberação da obrigação financeira em apenas um pagamento: como você antecipa seus recebíveis não há pagamentos posteriores, somente desconto de duplicata, cheque ou outros recebíveis entregues na hora de contratar uma operação.

Entenda a diferença entre antecipação e empréstimo

Alguns empresários recorrem aos bancos para solucionar seus problemas financeiros. No entanto, existem diferenças significativas entre as duas opções. Veja:

Empréstimo bancário

  • É caracterizado pela concessão de um valor que, a partir de um momento, precisa ser devolvido, de uma vez ou em parcelas mensais.
  • A instituição credora ainda cobra taxas e juros durante um determinado período.
  • Permite que a empresa pegue o dinheiro que não a pertence e devolva mediante acréscimo de juros.

Antecipação de recebíveis

  • As securitizadoras possuem benefícios fiscais e não cobram impostos como os bancos.
  • Permite que a empresa trabalhe com recebimentos que pertencem a ela mesma.

Ambas as opções podem oferecer soluções aplicáveis nos momentos de necessidade da empresa. No entanto, os riscos de emprestar dinheiro são maiores, pois coloca a empresa em perigo se houver uma crise, por exemplo. No caso da antecipação de recebíveis, por mais que o empreendimento passe por dificuldades, quem acaba arcando com a responsabilidades é sempre o cliente devedor.

Descubra se existe taxa no pagamento antecipado

Cada empresa que oferece o pagamento antecipado possui suas particularidades. Por isso, é fundamental analisar cada detalhe de forma crítica e avaliar qual o melhor negócio a se fazer. Como você já viu, as securitizadoras contam com os benefícios fiscais e não recolhem taxas e impostos como os bancos.

Uma das tarifas que não é cobrada é o Imposto sobre Operações Financeiras – IOF. Esta taxa são bastante comuns nas negociações bancárias, o que no fim das contas pode significar prejuízo.

Outra tarifa cobrada pelos bancos é a Tarifa de Abertura de Crédito – TAC, que costuma ser bastante salgado e pesa no bolso de quem precisa realizar operações bancárias. Quem opta pela antecipação de recebíveis conta com a vantagem de não pagar por ela.

Geralmente, algumas securitizadoras que antecipam recebíveis citam apenas a cobrança pelo deságio, que é a equivalente aos juros em uma operação bancária.

Quando vale a pena buscar este recurso financeiro

É bastante comum que a instabilidade da economia do país provoque reações em todas as variantes do comércio. Pequenos, médios e grandes empreendedores sentem (no bolso) as ameaças do setor. Em alguns momentos, o empresário se vê na necessidade de uma medida temporária para solucionar os problemas financeiros, no planejamento ou até mesmo na sazonalidade.

A antecipação de recebíveis pode ser necessária quando você precisa com urgência dos valores que só vão ser pagos à sua empresa mais adiante. Também pode ser a solução quando o seu empreendimento não possui crédito no banco, quando os juros, taxas e impostos bancários extrapolam as condições do seu negócio ou quando você não dispõe de tempo para ser aprovado pelo banco, por exemplo.

Como recorrer ao adiantamento de recebíveis

Em caso de necessidade do adiantamento de recebíveis, basta buscar por uma securitizadora. O processo de análise e aprovação costumam ser muito menos burocráticas, o que configura mais uma vantagem em relação aos bancos.

Nesta matéria você viu: o que é a antecipação de recebíveis, as vantagens do pagamento antecipado, a diferença entre antecipação e empréstimo e quando vale a pena buscar por este recurso financeiro. Agora que você já sabe por que uma securitizadora pode ser a solução para os problemas da sua empresa, veja também por que escolher a Fidere para antecipar seus recebíveis.

Não há comentários no momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar.

Shopping Cart
Open chat
1
Olá,
Podemos ajudar você, fale com um consultor.
Powered by